sexta-feira, 7 de maio de 2010

DISSERTAÇÃO – COMPREENSÃO DO TEMA

A compreensão de tema é necessária para que se saiba exatamente o que se pretende escrever. É comum redações de vestibulares apresentarem problemas quanto à delimitação do tema, uma vez que o vestibulando muitas vezes não se preocupa em compreender, de fato, a proposta antes de começar a escrever.

Para se compreender o tema, é preciso atentar-se para o recorte que sempre é feito em um assunto e para aspectos gramaticais e discursivos que o envolvem.

Observe o exemplo abaixo. É um recorte no assunto Língua. Ou no assunto Independência de um país.

A importância da língua nacional para a conquista e manutenção da independência de um país.

Quais aspectos lingüísticos podem nos ajudar a compreender esse tema?

Substantivos: importância; conquista e manutenção;

Adjetivos/Loc. Adjetivas: da língua nacional; de um país;

Complmentos: da independência

Circunstâncias: para a conquista e manutenção da independência de um país;

Os substantivos importância, conquista e manutenção evidenciam logo que a dissertação deve apresentar um posicionamento acerca desses três pontos. Não se deve, pois, falar apenas da importância da língua, tampouco do papel da língua da conquista e na manutenção da identidade do país. Deve, sim, argumentar, a favor ou contra, a importância que a língua nacional tem para a conquista e a manutenção da independência de um país. Caso o candidato apenas discorra sobre como a língua nacional constrói a identidade de um país, deixa de abarcar todo tema. E se fala da importância da língua, sem restringir essa importância à conquista e à manutenção da independência, extrapolá-o.

E quais aspectos discursivos podem nos ajudar a compreender esse tema?

Além dessa análise linguística, candidato tentar apreender as relações discursivas presentes no tema. Por exemplo: é preciso entender que relação esse tema tem com a história. Perguntas como "Houve algum episódio histórico no qual a língua nacional foi importante para a conquista e para a manutenção da independência de um país?" "Quais exemplos ou quais citações posso conciliar com esse tema?" Com certeza, ao fazer isso, as ideias começaram a surgir e todas estarão relacionadas ao tema proposto.

Os aspectos discursivos, em alguns casos, serão mais importantes do que os aspectos linguísticos. O seguinte tema, por exemplo:

Os poderosos podem matar uma, duas ou até três rosas, mas jamais poderão deter a primavera.

Che Guevara

Não é para falar de um homem poderoso, que não gosta de rosas. É para interpretar as figuras existentes na frase e relacioná-las com algum aspecto histórico pertinente.

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